terça-feira, 5 de maio de 2009

Somos todos mentirosos?


Li um texto, certamente escrito por um homem, afirmando que sim. Falava das mentiras que os homens contam e das justificativas que as mulheres dão.

A brincadeira neste mundo de enganação acontece mais ou menos assim: homens criativos na elaboração; mulheres fazendo sim, mas docemente dizendo que não. Ou seria ao contrário?

O texto começava falando da criança que não fez o dever de casa. Uma análise do comportamento do menino e da menina diante da mesma situação - o garotinho inventa uma grande aventura do cão mordedor; a menina se justifica, dizendo que não acabou.

E desde muito cedo, já podemos perceber neles a aptidão para aventuras. A diferença estaria na brincadeira? Enquanto brincamos de boneca, eles assistem às aventuras do mestre pimpão. E nós, com as barbies, já aprendemos o poder do salto alto numa noite de azaração.

O texto leve e divertido, terminava pedindo que não negássemos para nós mesmos quem realmente somos. Para mim, a melhor frase do texto. Seja lá o que venha após os dois pontos.

Falta coragem para assumirmos o que vem após os dois pontos. Vejo muitas pessoas que acreditam na identidade que criaram para enfrentar este mundo de ilusão. Celebridades simulam felicidade nas capas de revistas e anônimos se expõem em sites de relação. Orkut e Patricia Kogout - Acho que entendo a conexão.

Sejamos mentiroso ou não. Gays ou não. Bons ou não. Mas, não nos enganemos, como disse o autor.

Para mim, se for para fingir, que seja para transformar a realidade em poema, que seja o fingimento poético para resultar em arte, como na autopsicografia de Pessoa.

Texto de Nikolaia. Jovem polonesa virgem. Voluntária do exército da salvação.

Confissão: Raramente uso salto alto, mas uso. Assumo meus cachos no dia a dia, mas faço escova nos cabelos para algumas ocasiões. Achava que era só artifício, mas hoje vejo que é simulação. Não posso passar um dia sem corretivo no olho. Quanta enganação! Pobre dos meninos, nós tínhamos a Barbie e eles o cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário